Grid Zero e baterias para reduzir o consumo no horário de ponta
Como geração solar, armazenamento e controle de potência podem trabalhar juntos em empresas do Rio Grande do Sul
Empresas que consomem muita energia nem sempre conseguem aproveitar toda a geração fotovoltaica no momento em que ela é produzida. Parte da operação pode acontecer no início da manhã, à noite ou em janelas de maior custo tarifário, enquanto o pico de geração solar se concentra no meio do dia. Em outros casos, a rede local ou as condições de conexão limitam a injeção de excedentes. É nesse cenário que o sistema Grid Zero, combinado a baterias e a uma estratégia de controle bem dimensionada, pode transformar a forma como a unidade consumidora usa a própria energia.
Grid Zero não é sinônimo de instalação desconectada da distribuidora. A expressão descreve uma lógica de operação em que o sistema controla a geração para evitar que energia seja exportada para a rede. A unidade continua conectada e pode comprar energia quando a produção local e a bateria não forem suficientes. Essa distinção é importante porque um sistema conectado à rede deve respeitar requisitos técnicos de proteção, medição e conexão, e porque permanecer conectado não significa ter energia durante uma falta de luz. Para operar cargas durante uma interrupção, o projeto precisa prever inversor compatível, armazenamento, sistema de proteção e circuitos de backup adequados.

Como funciona um sistema Grid Zero
Um projeto Grid Zero mede continuamente o fluxo de potência no ponto de conexão da unidade consumidora. Quando a geração solar se aproxima do consumo instantâneo, o controlador reduz a potência dos inversores ou direciona o excedente para uma bateria. O objetivo é manter a exportação próxima de zero sem comprometer a estabilidade da instalação. Essa resposta precisa ser rápida, porque cargas industriais e comerciais podem variar em segundos com a partida ou o desligamento de motores, sistemas de refrigeração, bombas, compressores e outros equipamentos.
A bateria amplia as possibilidades do Grid Zero porque oferece um destino útil para a energia que não pode ser consumida naquele instante. Em vez de simplesmente limitar a geração fotovoltaica, o sistema pode carregar a bateria e usar essa energia mais tarde. O Manual de Boas Práticas em Sistemas de Armazenamento de Energia publicado pelo Ministério de Minas e Energia descreve justamente essa aplicação: o excedente renovável pode ser armazenado para utilização quando a geração local não for suficiente para atender o consumo. O mesmo manual destaca que a viabilidade deve considerar o perfil de geração, o perfil de carga, as tarifas e as regras aplicáveis à unidade consumidora.
O controle pode combinar três movimentos ao longo do dia. A energia solar atende primeiro as cargas em funcionamento, o excedente disponível carrega a bateria dentro dos limites definidos pelo projeto e, quando o consumo cresce ou a tarifa fica mais cara, a bateria é descarregada. Essa sequência não deve ser configurada por uma regra genérica. O sistema precisa respeitar potência, capacidade útil, estado de carga, eficiência, temperatura, vida útil esperada e reserva necessária para outras funções, como backup.
Redução do consumo no horário de ponta
O horário de ponta concentra três horas consecutivas definidas para cada área de concessão ou permissão, normalmente em dias úteis, nas quais o sistema elétrico enfrenta maior solicitação e determinadas tarifas podem ser mais elevadas. No Rio Grande do Sul, não é correto adotar um único horário ou uma única tarifa para todos os projetos: a unidade pode estar na área da RGE, da CEEE Equatorial ou de uma cooperativa de eletrificação, e os postos tarifários também dependem da modalidade contratada. A ANEEL orienta que essa informação seja conferida na distribuidora e na fatura vigente. Para consumidores com diferenciação entre ponta e fora de ponta, a bateria pode realizar o deslocamento de consumo, também chamado de load shifting. Ela é carregada quando a energia é mais barata ou quando existe excedente solar e descarregada durante a janela de maior custo, reduzindo a compra de energia da rede naquele período sem exigir a interrupção da operação.
A Empresa de Pesquisa Energética explica que sistemas de armazenamento instalados atrás do medidor podem atender aplicações personalizadas de redução de demanda, qualidade de energia e geração na ponta. O Manual de Boas Práticas do MME observa que o deslocamento de consumo tende a ser mais atraente para unidades em média tensão com diferença relevante entre as tarifas de ponta e fora de ponta. A economia potencial depende dessa diferença, da duração da janela, da eficiência do ciclo de carga e descarga e da frequência com que a bateria poderá ser utilizada.
Há ainda uma aplicação diferente, chamada corte de pico ou peak shaving. Nesse caso, o sistema monitora a potência demandada da rede e aciona a bateria quando a carga ameaça ultrapassar um limite predefinido. Para consumidores do Grupo A, que contratam demanda em quilowatts, isso pode ajudar a reduzir ultrapassagens e tornar o consumo mais previsível. A bateria precisa ter potência suficiente para responder ao pico e energia suficiente para sustentá-lo durante sua duração. Picos curtos e intensos exigem um desenho distinto de elevações moderadas que permanecem por várias horas.
Por que o perfil de carga decide o resultado
Duas empresas com a mesma conta mensal podem precisar de sistemas completamente diferentes. Uma indústria com produção contínua durante o dia tende a consumir grande parte da energia solar no momento da geração. Um atacadista com refrigeração noturna, por outro lado, pode apresentar excedente solar diurno e consumo elevado depois que a geração diminui. Um condomínio comercial pode ter picos concentrados em elevadores, climatização e bombas. A fatura mensal revela parte do problema, mas não mostra sozinha quando e com que intensidade a energia é utilizada.
O dimensionamento deve partir de dados intervalares de consumo, preferencialmente medições com resolução suficiente para identificar os picos e a curva diária. Também devem ser analisadas as faturas, a modalidade tarifária, a demanda contratada, a potência do sistema fotovoltaico, as limitações da conexão, os horários de operação e a criticidade das cargas. A EPE ressalta que a atratividade de uma bateria depende fortemente das características e necessidades de cada sistema. Isso impede que potência e capacidade sejam definidas apenas por uma regra baseada no valor médio da conta.
Potência e energia são grandezas diferentes no projeto. A potência, medida em quilowatts, indica quanto a bateria e o conversor conseguem entregar ou absorver em determinado momento. A energia, medida em quilowatt-hora, indica por quanto tempo esse fornecimento pode ser mantido. Uma solução dimensionada apenas pela capacidade pode não responder a um pico alto. Uma solução dimensionada apenas pela potência pode descarregar antes do fim do horário de ponta.
O que muda no cenário do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul possui potencial técnico para geração fotovoltaica em todo o território, conforme o Atlas Solar do Estado, mas a produção não é uniforme ao longo do ano. Os dados do LABREN, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostram uma variação mensal relevante da irradiação solar, com níveis geralmente menores no inverno do que no verão. Por isso, uma bateria dimensionada apenas a partir da média anual pode apresentar sobra de capacidade em alguns meses e pouca energia solar disponível para carregamento em outros. O estudo deve simular meses representativos, considerar orientação e inclinação dos módulos, sombreamento, temperatura, histórico meteorológico e a curva real de consumo de cada estação.
Essa sazonalidade ganha importância em atividades típicas da economia gaúcha. Atacadistas, supermercados e indústrias de alimentos podem manter refrigeração e processos depois do encerramento da geração solar. Propriedades rurais podem concentrar consumo em ordenha, resfriamento, bombeamento, irrigação, secagem ou armazenagem, conforme a atividade e a época do ano. Empresas metalmecânicas, centros logísticos e condomínios também apresentam combinações próprias de turnos, motores, climatização e cargas de segurança. Esses exemplos ajudam a orientar o diagnóstico, mas não substituem a medição, porque estabelecimentos do mesmo setor podem ter curvas completamente diferentes.
Para uma empresa gaúcha, a análise econômica deve utilizar as tarifas, os postos horários e as regras da distribuidora que atende aquela unidade, além da modalidade tarifária e do contrato de demanda. Em baixa tensão, a Tarifa Branca só deve ser considerada depois de comparar o consumo na ponta, no período intermediário e fora de ponta. Em média tensão, é necessário separar energia e demanda, verificar eventuais ultrapassagens e entender se a bateria será usada para deslocamento de consumo, corte de pico ou ambos. Como tarifas e condições de atendimento mudam, o projeto deve registrar a data-base da simulação e prever atualização antes da contratação.
Grid Zero e viabilidade econômica
No sistema de compensação de energia elétrica, a ANEEL informa que o excedente de micro ou minigeração distribuída pode ser injetado na rede e convertido em créditos com validade de 60 meses, conforme as regras aplicáveis. Um projeto que opera sem injeção precisa ser avaliado de forma diferente, pois seu valor econômico depende principalmente da energia consumida localmente e das funções adicionais do armazenamento. O Grid Zero pode ser necessário por uma restrição de conexão, por uma estratégia de autoconsumo ou pelo enquadramento da operação, mas a melhor solução só aparece depois de comparar alternativas.
A bateria possui perdas no carregamento, no armazenamento e na descarga, além de degradação ao longo dos ciclos. O sistema também inclui conversores, proteções, controle, climatização quando aplicável, instalação e manutenção. Por isso, a economia bruta obtida ao deslocar energia não deve ser confundida com o retorno líquido do investimento. O estudo precisa considerar a energia efetivamente recuperada, a vida útil, eventuais substituições, o custo de capital e o comportamento esperado das tarifas.
A combinação de funções pode melhorar o aproveitamento do ativo. A mesma bateria pode ser programada para aumentar o autoconsumo solar, reduzir consumo na ponta, limitar picos de demanda e manter uma reserva para cargas prioritárias. Essas finalidades competem pela mesma capacidade, portanto o projeto deve estabelecer prioridades. Reservar toda a bateria para backup reduz a energia disponível para economia diária. Usar toda a capacidade em arbitragem tarifária pode deixar pouca margem para uma interrupção.
Quando a solução faz sentido
Grid Zero com bateria tende a merecer estudo quando a unidade enfrenta restrição à injeção, perde excedente solar, possui diferença tarifária relevante, apresenta picos de demanda curtos ou precisa aumentar a continuidade de cargas específicas. A solução também pode ser interessante para consumidores livres que não recebem valor econômico pela energia exportada em determinada configuração. Nenhum desses fatores, isoladamente, garante retorno. O benefício surge da combinação entre curva de carga, tarifa, geração, controle e dimensionamento.
A análise deve começar pelo diagnóstico elétrico e financeiro da unidade consumidora. Na Eletropolo, essa etapa permite comparar a geração atual ou projetada com o consumo ao longo do dia e das estações, identificar quanto excedente pode ser armazenado e estimar quanto da compra de energia na ponta poderia ser deslocada. Para projetos no Rio Grande do Sul, o estudo também confere a distribuidora responsável, os postos tarifários aplicáveis e as condições locais de conexão. O resultado é um projeto coerente com a operação da empresa, com as normas técnicas e com o objetivo econômico do investimento.
Empresas interessadas em reduzir custos no horário de ponta ou avaliar uma aplicação Grid Zero podem conversar com a equipe da Eletropolo pelo WhatsApp. Com faturas, dados de demanda e informações sobre a operação, é possível iniciar um estudo técnico e verificar se o armazenamento oferece ganho real para aquela instalação.
Fontes consultadas
Este artigo foi elaborado com base nas seguintes referências técnicas e regulatórias, consultadas em setembro de 2026.
Agência Nacional de Energia Elétrica. Micro e Minigeração Distribuída. https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/geracao-distribuida
Brasil. Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022. https://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/l14300.htm
Ministério de Minas e Energia. Manual de Boas Práticas em Sistemas de Armazenamento de Energia. https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/ee/publicacoes-e-estudos/manual-de-boas-praticas-em-sae.pdf
Empresa de Pesquisa Energética. Sistemas de Armazenamento em Baterias e Aplicações para o Planejamento. https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-441/EPE-DEE-NT-098_2019_Baterias%20no%20planejamento.pdf
WEG. Inversores fotovoltaicos SIW e modos de operação. https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hf7/h4e/WEG-SIW-inversores-string-50105878-pt.pdf
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. Atlas de Energias Renováveis — Atlas Solar do Rio Grande do Sul. https://www.sema.rs.gov.br/atlas-de-energias-renovaveis
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, LABREN. Dados de irradiação para o Estado do Rio Grande do Sul. https://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017_RS.html
Agência Nacional de Energia Elétrica. Postos Tarifários. https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/entenda-a-tarifa/postos-tarifarios


Comentários